Índice deste artigo:

homem-cuidados-barbear

Há quem goste dela curta, há quem deixe crescer, mas, de um jeito ou de outro, fazer a barba requer cuidados especiais, pois, do contrário, a pele pode sofrer com ressecamento, pelos encravados e inflamações.

Segundo a dermatologista Cláudia Savassi, espalhar o creme no rosto e passar a lâmina não basta para um barbear perfeito. Barbear-se exige cuidados básicos como água quente, creme ou gel, uma boa e nova lâmina de barbear, além da loção pós-barba e proteção solar. "Esse é o segredo para uma pele macia, lisa, sem pelos encravados e manchas", diz ela.

Lavar o rosto antes de começar a se barbear é importante, e de preferência com um sabonete indicado para o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa). Isso ajuda a remover impurezas, evitando possíveis inflamações. A ausência de oleosidade e de resíduos também facilita o deslizamento da lâmina.

Uma dica da dermatologista para evitar pelos encravados é usar um esfoliante no rosto duas vezes por semana. Outra dica é fazer a barba durante ou logo após o banho. "O uso do vapor facilita o barbear e evita a inflamação dos poros. Com o calor, os poros ficam mais abertos e os pelos mais macios. Outra opção é colocar uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pelo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto", explica ela.

Publicidade