Índice deste artigo:

mulher-escova-cabelo

Diferentemente do que se pensa, a queda de cabelos não é um problema exclusivo do sexo masculino. Apesar de ter um padrão menos agressivo nas mulheres, com uma queda de cabelos menos acentuada, a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é apenas uma das doenças que acometem igualmente pessoas de ambos os sexos.

Mas, afinal, quais são as causas da queda de cabelos nas mulheres? Segundo o médico dermatologista Dr. Adriano Almeida, a calvície feminina pode ser dividida de duas formas: as não cicatriciais e as permanentes ou cicatriciais.

"As não cicatriciais passam por distúrbios nutricionais, principalmente deficiência de cobre, zinco e ferro, medicações, além de distúrbios endócrinos como alteração de função tireoidiana, eflúvio telógeno, alopecia areata e alopecia androgenética, que, como o próprio nome diz, é hereditária. Já as permanentes ou cicatriciais podem ser provocadas por lúpus, pseudopelada de Brocq, foliculite decalvante, foliculite dissecante e alopecia frontal fibrosante", explica o médico.

Com relação à faixa etária de mulheres atingidas pela alopecia, o Dr. Adriano ressalta que a doença pode acometer pessoas de qualquer idade. No entanto, existem fases em que a calvície pode ser mais recorrente: após a puberdade, após a menopausa e durante o período pós-gestacional.

Publicidade