Índice deste artigo:

Descubra como livrar-se das marcas e cicatrizes na pele

Você tem alguma marca ou cicatriz de nascença no seu corpo? Esse tipo de problema, que nem sempre se manifesta por fatores genéticos, pode também ser causado por traumatismos na prática de atividades diversas do dia a dia ou até mesmo em incisões cirúrgicas, que necessitam de suturas para possibilitar a cicatrização.

E por falar em cicatrização, você sabe como ela ocorre? Segundo o médico dermatologista Dr. Valcinir Bedin, o processo é uma tentativa das células que foram agredidas voltarem ao normal. "Quando falamos de cirurgia, a cicatrização é mais fácil, pois, na maioria das vezes, não perdemos pele. Já quando falamos de machucados, isso pode ser mais difícil, pois quase sempre há perda de pele", explica.

Uma ocorrência bastante comum na cicatrização da pele, seja em cirurgia ou em machucados, é o escurecimento da pele no local da lesão ou da sutura. Isso acontece devido ao derrame pigmentar de melanina que pode ocorrer no processo inflamatório e que é mais comum em pessoas de pele mais escura.

Publicidade