Índice deste artigo:

O tabagismo e a pele

O tabagismo traz inúmeros problemas aos fumantes e um deles é o envelhecimento precoce da pele. A dermatologista Carla Albuquerque cita pesquisas que mostram que o envelhecimento facial do fumante é 3,5 vezes mais rápido que o de um não fumante.

De acordo com ela, o tabagismo causa uma constrição nos vasos da pele, o que acaba levando a um menor fluxo de sangue e a uma menor oxigenação dos tecidos. "Tudo isso determina uma menor produção de colágeno e elastina, substâncias que 'sustentam' a pele. O resultado disso é que fumantes ficam com a pele flácida e enrugada mais cedo do que os não fumantes", explica a Dra. Carla.

Rugas profundas ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas são os primeiros sintomas da ação do cigarro e fumar pode causar até mais rugas que o sol, por alterar o colágeno mais profundo da pele. "Além de enrugada, a pele fica acinzentada e pálida", diz ela. O movimento de fumar também leva ao fortalecimento do músculo orbicular da boca, causando o aumento das ruguinhas de expressão nessa área.

Publicidade