Índice deste artigo:

Estrias brancas e escuras: você sabe qual é a diferença?

Em algum momento da sua vida você já ouviu ou deve ouvir falar de estrias. Mas você sabe como e por que elas surgem? Segundo a médica dermatologista Dra. Carla Bortoloto, as estrias são alterações estéticas que surgem como cicatrizes causadas pelo estiramento das fibras elásticas da pele. Assim surgem as primeiras lesões lineares, com aspecto liso.

De acordo com a médica, as estrias podem atingir diferentes faixas etárias a partir de fatores como predisposição genética, pele seca e uso de corticoides. "As pessoas que estão mais suscetíveis são os adolescentes que estão na fase hormonal ativa e de crescimento, os adultos jovens que fazem muita atividade física descontrolada e apresentam um crescimento muscular rápido e exagerado, além das grávidas, que também apresentam esse rápido crescimento das mamas e abdominal", explica.

Para prevenir o aparecimento das estrias, a médica faz algumas sugestões. "A prevenção das estrias pode ser feita com o uso de cremes hidratantes, para evitar que a pele fique muito seca", alerta. Outras recomendações são evitar a malhação exagerada, o uso de anabolizantes e corticoides de maneira tópica ou oral por um período muito longo.

Publicidade