Índice deste artigo:

Unhas bonitas: vaidade e saúde no Dia Internacional da Mulher

Unhas compridas e bem pintadas é o objetivo de toda mulher vaidosa, ainda mais hoje em dia, que os esmaltes coloridos estão em alta e compõem um look bem-feito. Porém, a mulher deve ficar atenta também à saúde das unhas, pois alguns sinais podem significar problemas no organismo. No Dia Internacional da Mulher, saiba algumas dicas de como manter as unhas das mãos e pés sempre bem cuidadas.

O que pode desencadear problemas nas unhas?

Normalmente as alterações que acontecem na unha são desencadeadas por fatores externos. Como, por exemplo, o trauma direto que a unha sofre com o uso de produtos de limpeza no uso diário. Isso pode gerar, além de uma alergia na mão, o ressecamento das unhas.

 

Existe mais algum sintoma na unha que possa chamar a atenção da pessoa para que ela vá a um médico?

Sim, existem alguns sinais que são transmitidos pela unha, como as unhas frágeis, que podem estar presentes em casos de anemia, pela perda de sangue através da menstruação da mulher. Nesse caso, é necessário o exame de sangue com a dosagem de ferritina para analisar se existe uma anemia subdiagnosticada.

 

Nesse caso, a automedicação é aconselhável?

A automedicação não é aconselhável, mas o aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro, como, por exemplo, carne vermelha, verduras verde-escuras e leguminosas é importante para ajudar na recuperação desse ferro perdido.

Publicidade