Índice deste artigo:

Libido: entenda o que é

A sexualidade é determinada pela anatomia, psicologia e também pela cultura na qual o indivíduo vive, seus relacionamentos interpessoais e suas experiências acumuladas durante a vida. Ela inclui a percepção de ser masculino ou feminino e todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados à gratificação sexual, reprodução e atração entre duas pessoas.

Masters e Johnson, em 1966, introduziram a idéia de um ciclo de resposta sexual humana, baseados em extensas observações laboratoriais. Entretanto, é importante reconhecer que as várias fases do ciclo de resposta sexual são arbitrariamente definidas, nem sempre sendo demarcadas uma da outra, e pode diferir consideravelmente tanto na mesma pessoa em oportunidades diferentes quanto entre diferentes pessoas.

Os precursores da terapia sexual, Masters e Johnson, não incluíram o desejo sexual e seus transtornos em seus estudos iniciais da sexualidade humana, sendo este conceito introduzido por Kaplan em 1979, definindo o desejo sexual ou sensualidade como necessidade que impele homens e mulheres a procurar, iniciar e/ou responder a estímulo sexual. O desejo sexual é definido como estado motivacional ou impulso gerado no cérebro por processos neurofisiológicos específicos, sendo exatamente igual a outros impulsos e apetites que constituem a sobrevivência individual e das espécies.

Publicidade