Índice deste artigo:

Gonadotrofinas

O que são gonadotrofinas?

Gonadotrofinas são hormônios que atuam nas gônadas femininas (ovários) e masculinas (testículos), estimulando a produção de estrógeno, progesterona e testosterona. As duas principais gonadotrofinas são o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).

O FSH promove o crescimento e amadurecimento das células reprodutoras (o Folículo de Graaf) do ovário e a secreção de estrógenos nas mulheres. No homem este hormônio induz a formação dos espermatozoides e a produção de testosterona. Além disso, o FSH também aumenta a resposta das células de Leydig ao LH, promovendo um aumento do número de receptores para LH nestas células.

Na mulher, o LH regula a secreção de progesterona, controla o amadurecimento dos Folículos de Graaf, a ovulação e a iniciação do corpo lúteo (corpo formado por uma deposição de lipídio no folículo do qual saiu o ovócito secundário para a ovulação). No homem, estimula as células de Leydig a produzir a testosterona, que é o hormônio responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas e pelo apetite sexual tanto nos homens quanto nas mulheres.

Uma terceira gonadotrofina humana é a gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzida pela placenta na gravidez. A função da hCG é manter o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação.

Publicidade