Índice deste artigo:

Pílulas e diminuição da libido: mitos e verdades

As combinações de hormônios existentes nas pílulas anticoncepcionais causam que efeitos no organismo? Quais são os efeitos colaterais considerados graves?

As combinações hormonais não devem ser usadas antes de 6 semanas pós-parto face ao risco de trombose, principalmente em quem amamenta, pois reduzem a quantidade de leite materno e afetam o recém-nascido.

Nas mulheres que usam normalmente, podem ocorrer sangramentos intermenstruais (principalmente nas pílulas de baixa dosagem e nos 3 a 4 primeiros meses de uso).

Com o tempo maior de uso pode ocorrer redução do fluxo menstrual e/ou ausência da menstruação, porém basta suspender o seu uso que os ciclos voltam ao normal. Muitas usuárias referem náuseas, vômitos e cefaleia.

Precisamos prestar atenção quando as crises de enxaqueca são constantes, pois podem estar associadas ao risco de acidente vascular cerebral, portanto o uso deve ser descontinuado.

Outras referem mastalgia (dor mamária), que geralmente desaparece após o terceiro mês de uso.

O ganho de peso é um fator importante para algumas usuárias. Geralmente o ganho fica entre 1 e 2 kg por ano.

Alteração de humor e acne também podem ocorrer, embora existam pílulas indicadas para o tratamento de acne.

Mulheres tabagistas e acima de 35 anos apresentam risco aumentado para infarto agudo do miocárdio. Hipertensão arterial, dislipidemia (alteração do colesterol), diabetes ou obesidade podem aumentar esse risco.

Publicidade