Índice deste artigo:

mulher-gravida-deitada

A gravidez é um momento muito especial para as mães e para os pais, mas também de muita preocupação com a nova vida que está por vir. O nível de estresse que envolve esse momento e que varia de acordo com características pessoais, história familiar, condições sociais e de assistência precisa ser muito bem controlado, pois pode trazer prejuízos para a gestante e para o bebê.

"Se considerarmos como estresse um estado de ansiedade e questionamentos, dúvidas e temores, podemos considerar que a gravidez desencadeia um determinado nível de estresse. Isso ocorre principalmente por se tratar de uma situação nova e que traz grandes mudanças emocionais tanto para a mulher quanto para o casal e a família", explica a psicóloga Maria Helena Moraes.

Determinadas situações de estresse, tais como violência doméstica, precária situação econômica, problemas de saúde e outras, podem prejudicar a gestação. Da mesma forma, problemas psicológicos anteriores podem levar à depressão, aumento de ansiedade e somatização, dando origem à chamada gravidez de risco, com aumento de pressão arterial, que consequentemente ocasiona risco de aborto e outros distúrbios fisiológicos.

Tire outras dúvidas sobre a influência do estresse em uma gestação na entrevista completa com a psicóloga.

Publicidade