Índice deste artigo:

gravidez-catapora

A gestação é um período que inspira muitos cuidados. Durante essa fase, não é apenas a saúde da mãe que pode correr riscos, mas também a da vida que está por vir. Um bom exemplo disso são as doenças infectocontagiosas, como a catapora (ou varicela), que quando é contraída pelas gestantes pode ou não ser transmitida para a criança.

"A gestante com catapora tem risco de complicações graves, como pneumonia em 10 a 20% dos casos, e que podem evoluir para óbito em até 40% das ocorrências", alerta a médica infectologista Tânia Mara Strabelli.

Os riscos da catapora na gravidez são maiores ou menores de acordo com algumas variáveis, como o tempo de gestação. A gestante que adquire varicela no final do primeiro trimestre ou no início do segundo trimestre, por exemplo, tem um risco pequeno (0,4 a 2%) de ter um bebê com síndrome da varicela congênita, um tipo de catapora que se caracteriza pelo baixo peso ao nascimento, cicatrizes na pele e/ou problemas nos braços, pernas, cérebro ou olhos.

"Recém-nascidos de mães que adquirem varicela entre cinco e dois dias antes do parto têm risco de desenvolver a doença e evoluir para óbito em até 30% dos casos", completa a médica infectologista.

Conheça alguns dos principais cuidados que as futuras mamães devem ter com a catapora e outras doenças infectocontagiosas na entrevista completa com a Dra. Tânia.

Publicidade