Índice deste artigo:

dicas-boa-amamentacao

O leite materno é um alimento único e especial para o bebê, já que ele é adequado a todas as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê. Ele é um fluido vivo que protege contra infecções e possui ácidos graxos que auxiliam no desenvolvimento cerebral. Crianças amamentadas por longo período apresentam melhores índices em testes de inteligência.

Além disso, crianças amamentadas têm menor risco de apresentar diarreia, desnutrição, otites, alergias, problemas de fala e ortodônticos. A diabetes e a hipertensão arterial são doenças associadas ao aleitamento artificial. Além de todos os benefícios à saúde, a amamentação também proporciona calor, contato e proximidade entre mãe e filho, que podem influenciar ainda no desenvolvimento físico e emocional da criança. Por essa e outras razões, o leite materno deve ser o único alimento na vida do bebê até os seis meses de vida.

Mas como o leite é produzido? A sucção do bebê vai desencadear a produção do hormônio prolactina, que é responsável pela produção do leite, e a ocitocina vai fazer com que o leite flua. A ocitocina é um hormônio que é afetado pelas emoções e sentimentos da mãe, por isso, muitas vezes, se ela está preocupada, cansada ou com dor, o peito pode estar cheio de leite, mas não flui.

De acordo com o pediatra neonatologista Carlos Corrêa, toda mulher tem leite, até mesmo mães adotivas que nunca engravidaram podem produzi-lo. A produção do leite está relacionada ao estímulo. Quanto mais o bebê suga o peito, mais leite é produzido. Para que a produção seja adequada é muito importante que o bebê mame sob livre demanda, isto é, toda vez que ele pedir, sem regras de horários e tempo de mamada ou quando a mãe sentir a necessidade de oferecer. Também é necessário que a pega e a sucção do bebê estejam adequadas, pois se a pega estiver errada o peito não vai ser bem estimulado. Outro fator que pode atrapalhar a produção de leite é o uso de chupetas, pois o bebê pode sugar menos o peito e isso afeta a produção. "Ajuda também a mãe estar descansada, por isso, é muito importante que as mães aproveitem para dormir nos horários em que o bebê está dormindo", explica ele.

Publicidade