Índice deste artigo:

Gravidez psicológica pode ter relação com problemas conjugais

No início de 2012, todo o país ficou estarrecido com o caso da pedagoga Maria Verônica Santos, residente na cidade de Taubaté-SP. Na ocasião, a mulher ficou conhecida por ter forjado uma gravidez de quadrigêmeos, gerando até mesmo uma discussão: teria a "falsa mãe" criado a situação para obter vantagem ou estaríamos diante de um caso de gravidez psicológica?

Se por um lado a resposta para a questão cabe à Justiça do nosso país, por outro é preciso esclarecer o que é uma gravidez psicológica, quais são os seus sintomas e por que ela acontece. Para isso, convidamos a psicóloga clínica Izabella Paiva Monteiro de Barros, que com a colaboração da psicóloga Daniela de Oliveira Freitas explica algumas das prováveis causas e qual é a importância da família no processo de superação do problema.

 

O que é a gravidez psicológica e por que ela acontece?

Gravidez psicológica ou pseudociese é um fenômeno raro, cerca de 1 caso para cada 20.000 gestações, no qual a mulher acredita que está efetivamente grávida. Tal fenômeno é sobredeterminado por influências físicas, psíquicas e sociais às quais as mulheres estão sujeitas, sendo observado na literatura maior influência dos aspectos psicológicos. Pensa-se assim que o surgimento de sintomas físicos é desencadeado por um movimento psicossomático da paciente, ou seja, os sintomas típicos da gravidez surgem como sintomas conversivos decorrentes da atuação de um mecanismo no qual o corpo pode sofrer alterações físicas de uma gravidez tipicamente normal, respondendo a uma demanda de conflitos inconscientes. Tais conflitos podem estar relacionados com a restituição de uma perda ou mesmo como resposta aos conflitos acerca do papel social da mulher e também referentes à feminilidade. Em casos menos graves a pseudociese aparece como um distúrbio somatoforme isolado, e nos mais graves, dados os antecedentes psiquiátricos, como um delírio decorrente do funcionamento da personalidade psicótica ou borderline.

Na maior parte dos casos de pseudociese estão associados intensos desejos e/ou intensos temores de engravidar. Ao fenômeno não pode ser atribuída uma causa única e objetiva, e sim deve ser pensado como uma condição que sofre influências relevantes de questões biopsicossociais.

Publicidade