Índice deste artigo:

gestante-caminhando-com-mao-na-barriga

No período da gestação, é necessário tomar algum cuidado especial com os pés?

Sim. É comum surgir edema nas extremidades (inchaço nos pés). Isso se deve ao aumento da massa corporal da gestante, o que sobrecarrega os membros inferiores (as pernas) e dificulta o retorno do sangue ao coração. O inchaço geralmente vem seguido de cansaço, dores e dificuldade para andar e calçar sapatos.

O ideal é que a gestante não utilize calçado apertado. Quando estiver sentada ou deitada, pode-se colocar uma almofada sob os pés. Também é importante fazer algumas repetições de exercícios para o tornozelo, como puxar e esticar a ponta do pé. Isso ajuda no retorno sanguíneo e diminui o edema.

 O sapato influencia no bem-estar da gestante?

Sim. A gestante, devido à mudança corporal, tem a postura adaptada, seja em repouso ou caminhando. Caso utilize um calçado inadequado (apertado, com salto alto, escorregadio, folgado demais), ela tenderá a fazer mais força com os músculos dos membros inferiores, a fim de não cair ou escorregar. Naturalmente, a sobrecarga já é grande para essa musculatura. Se o calçado estiver inadequado, vai sobrecarregar ainda mais os grupos musculares, ocasionando mais fadiga e até mesmo alguma lesão.

Publicidade