Índice deste artigo:

Shantala: massagem que traz benefícios para o bebê

Você já ouviu falar em shantala? Essa é uma massagem indiana especialmente indicada para bebês. Ela surgiu no Sul da Índia, na região de Kerala, e era passada de mãe para filha. É um sistema cuja sequência estimula vários pontos do corpo, de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os órgãos do corpo da criança, harmonizando e ativando. O obstetra francês Frédérick Leboyer foi quem levou para a Europa essa técnica, por volta dos anos 70, após ter aprendido na Índia. De acordo com Adriana Vieira, especialista no assunto, ele observou uma mãe massageando seu bebê por alguns dias, e começou a estudar os benefícios da massagem. Shantala era o nome dessa mãe indiana.

A Shantala, enquanto toque terapêutico, proporciona a estimulação da pele e o desenvolvimento psicomotor da criança. "Depois do nascimento do bebê é o toque que vai religar mãe e bebê novamente. Esse contato pele a pele gera a intimidade novamente e sensações de segurança e bem-estar que o bebê costumava sentir dentro do útero. Por isso, a Shantala não se restringe apenas aos benefícios terapêuticos, e sim muito mais do que isso", explica Adriana.

Ela aproxima o vínculo entre o bebê e quem aplica a massagem. Além disso, melhora as cólicas e a prisão de ventre, estimula a produção de endorfinas, trazendo maior bem-estar, melhora a respiração, promovendo abertura torácica, equilibra o sistema nervoso e hormonal do bebê e desenvolve a amorosidade, segurança e o sentimento de proteção.

Publicidade