Índice deste artigo:

bebe-medico-bronquiolite

Bebês com menos de um ano são as principais vítimas da doença, que, se não for tratada, pode levar à morte

Com sintomas parecidos com os de um resfriado, como dificuldades para respirar, chiado no peito, respiração ofegante, tosse seca, secreção nasal e febre, a bronquiolite é a principal causa de internação de crianças com menos de 1 ano. Pesquisas apontam que o número de casos de bronquiolite dobra nos meses de outono e inverno.

Doença respiratória, causada principalmente pelo vírus VSR (vírus sincicial respiratório), consiste numa inflamação dos bronquíolos (estruturas que auxiliam na condução do ar aos alvéolos, onde ocorre a oxigenação), que passam a produzir mais muco, causando obstrução na passagem do ar e, nos casos mais intensos, alterações na oxigenação.

Apesar de acometer os adultos, a bronquiolite é mais comum em crianças de até 2 anos, sendo a fase mais crítica entre os três meses e seis meses. A doença costuma ser mais grave em prematuros e lactentes com doenças pulmonares crônicas ou imunodeficiências.

Com um aparelho respiratório não formado totalmente e um sistema imunológico imaturo, essas crianças são acometidas de maneira mais grave pela doença, por isso têm mais chance de apresentar complicações.

Publicidade