Índice deste artigo:

cerebro-epilepsia

A epilepsia é uma doença que atinge hoje cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e é mais comum do que muitos pensam. Uma curiosidade interessante sobre o problema é que ele não poupa ninguém, nem mesmo nomes importantes da história artístico-cultural, como o pintor Vincent Van Gogh e os escritores Fiódor Dostoiévski e o brasileiro Machado de Assis.

No Brasil, a taxa de incidência da epilepsia é de aproximadamente 1,8%, sendo mais comum na fase da infância. Segundo o neurocirurgião especialista em epilepsia, Dr. Luiz Daniel Cetl, a doença se caracteriza por um conjunto de sintomas que são originados de um grupo de neurônios disfuncionantes, que emitem sinais atípicos ou irregulares.

"As crises da doença podem ser divididas em parciais, que atingem apenas uma parte do cérebro, ou generalizadas, que afetam todo o órgão", esclarece o médico, que ainda subdivide as crises parciais em simples, quando não há comprometimento da consciência, e complexas, quando há algum grau de comprometimento da consciência.

Apesar do mais conhecido sintoma da epilepsia ser o "ataque epiléptico", caracterizado por perda de consciência, contrações musculares, mordedura da língua, salivação e respiração ofegante, vale destacar que a doença tem outros sinais, que podem variar de acordo com a localização do grupo de neurônios.

"Outro tipo da doença é caracterizado como crise parcial complexa, quando o paciente pode apresentar 'desligamentos', mostrar olhar fixo e perder o contato por alguns segundos com o meio que o cerca, fazendo movimentos automáticos. Quando ocorrem esses movimentos involuntários, a pessoa pode ficar mastigando, falar de modo incompreensível ou andar sem direção definida. Em geral, o paciente não se recorda do que aconteceu", completa o Dr. Luiz.

Publicidade