Índice deste artigo:

homem-esquizofrenia

O filme "Uma Mente Brilhante" é, certamente, um dos que mais fizeram sucesso na história recente do cinema norte-americano. Sua história conta a trajetória de John Nash, personagem vivido pelo ator Russell Crowe, um matemático obstinado pela perfeição e racional ao extremo a ponto de não se relacionar com ninguém, pois não via nas relações pessoais a mesma alegria que via nos números.

John Nash é um cientista diagnosticado com esquizofrenia, um transtorno mental grave e crônico que acomete cerca de 1% da população mundial. A doença se caracteriza pela presença de sintomas, como delírios, alucinações, alterações do comportamento e distúrbios da afetividade, que estavam claramente presentes no personagem de Hollywood.

Para falar mais sobre a esquizofrenia e suas principais implicações para a rotina de uma pessoa diagnosticada com a doença, convidamos a médica psiquiatra Fabiana Benites, que abordou algumas particularidades do transtorno e do seu tratamento. Confira a entrevista!

 

Quais são as principais causas: genética, fatores ambientais?

Ainda não conhecemos uma única causa da esquizofrenia, pois existem vários fatores que vêm sendo estudados como possíveis. A hipótese mais aceita é a de que a interação entre alterações genéticas e fatores ambientais levaria ao desenvolvimento do transtorno.

Publicidade