Índice deste artigo:

mulher-panico

O seu humor muitas vezes se parece com uma montanha-russa? Em alguns momentos, tudo está tranquilo, mas de repente o coração dispara, as pernas começam a tremer e a boca fica seca? Tome cuidado, pois esses são apenas alguns sinais de que você pode ser vítima da síndrome do pânico, um transtorno comum antes dos 25 anos, mas que também pode ocorrer depois dos 30.

"O ataque de pânico se caracteriza como um complexo sintomático que envolve múltiplos sinais: ansiedade intensa, despersonalização (indivíduo sente-se diferente, estranho, como se estivesse flutuando), desrealização (perceber como se estivesse fora da realidade, ou em local desconhecido apesar de estar em local conhecido), medo de morrer, de enlouquecer, além de sintomas somáticos, como taquicardia, sudorese, falta de ar, formigamento pelo corpo, ondas de frio ou de calor, entre outros", afirma o médico psiquiatra Alexandre Valença.

Uma curiosidade interessante que envolve o transtorno do pânico é que, segundo alguns estudos, 90% dos seus pacientes acreditam que têm um problema físico, e não um problema psiquiátrico ou psicológico. Esses números, de certa forma, explicam o fato de que os ataques de pânico estão entre os diagnósticos mais frequentes que levam os pacientes a procurar atendimento em serviços clínicos de emergência.

"É muito comum o paciente com transtorno de pânico fazer uma verdadeira peregrinação, consultando-se com diversos especialistas e fazendo diversos exames, muitas vezes desnecessários. Desta forma, o diagnóstico e o tratamento precoces do transtorno são essenciais para reduzir as consequências físicas e sociais do transtorno", ressalta Alexandre.

Publicidade