Índice deste artigo:

homem-mao-cabeca-em

Falar sobre a esclerose múltipla (EM) exige muita informação e atenção, pois, diferentemente do que se imagina, a doença atinge um público predominantemente mais jovem. Segundo a neurologista Dra. Eliana Melhado, a EM pode ocorrer desde os 10 até os 50 anos de idade, atingindo com mais frequência a faixa dos 20 aos 40 anos.

Considerada uma das doenças mais estudadas pela medicina atualmente, a esclerose múltipla é também bem mais agressiva quando diagnosticada em faixas etárias menores. Apesar disso, a doença tem tratamento e a sua medicação é demandada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando pessoas com menor poder aquisitivo a ter acesso aos remédios.

Para se ter uma ideia de que a EM não escolhe idade, recorrentemente algumas celebridades foram diagnosticadas com o problema. No último mês de junho, o ex-participante do reality show The Osbournes e filho do cantor Ozzy Osbourne, Jack, foi diagnosticado com a doença com apenas 27 anos. No Brasil, quem é vítima da esclerose múltipla é a atriz global Cláudia Rodrigues, que, após brilhar em atrações como "A Diarista", teve diagnosticada a doença aos 35 anos.

E você, quer saber mais sobre a EM? Confira a entrevista completa com a Dra. Eliana Melhado, que fala sobre o difícil diagnóstico da doença e como ela deve ser tratada pela família quando confirmada.

 

Publicidade