Índice deste artigo:
O alcoolismo é um problema de saúde que atinge muitas famílias em todo o Brasil e traz efeitos devastadores, mas nem sempre é de tão fácil identificação. Entenda um pouco mais sobre a doença e confira como é possível identificar algum caso na sua família com as informações da Dra. Camila Magalhães Silveira, médica psiquiatra e doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
A longo prazo, quais são os efeitos da bebida alcoólica? Alguns deles são irreversíveis?
O uso do álcool e os transtornos relacionados (abuso e dependência), além de contribuírem para diversas consequências sociais negativas (violência, desemprego, absenteísmo, entre outras), estão associados a cerca de 60 tipos de doenças e lesões, que podem ser separadas em três categorias:
• Condições de saúde totalmente atribuíveis ao uso de álcool (relação de causalidade direta, como psicoses alcoólicas, abuso e dependência de álcool, síndrome alcoólica fetal, cirrose hepática, entre outras);
• Condições crônicas em que o álcool é fator contribuinte (como câncer de boca, de orofaringe e de mama, aborto espontâneo);
• Condições agudas em que o álcool é fator contribuinte (como acidentes automobilísticos, quedas, envenenamento, afogamentos, homicídios, suicídios).
Por fim, é importante ressaltar que, apesar de o uso leve a moderado de álcool ser potencialmente benéfico para muitas pessoas, certamente não o é para todos, pois os efeitos do álcool sobre a saúde dependem do histórico médico e dos riscos individuais.
- Ant
- Próx >>