Índice deste artigo:
Envelhecer deve ser um processo normal, dinâmico, e não um momento de doenças. O envelhecimento é inevitável e irreversível, contudo enfermidades crônicas e incapacitantes que frequentemente acompanham o envelhecimento podem ser prevenidas ou retardadas, não só por intervenções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais.
A procura por tratamentos apropriados é crescente e a busca por serviços de saúde é um indicador de investigação de uma melhor qualidade de vida pelos idosos. O cuidado aos idosos deve ser diferenciado, realizado por uma equipe formada por vários profissionais que compreendam as características peculiares da saúde do idoso e a presença de múltiplas enfermidades que determinam limitações funcionais e psicossociais.
Tratamentos diferenciados para o idoso, sejam por alterações fisiológicas sistêmicas, bucais ou por patologias, requerem cuidados adequados.
Estudiosos do envelhecimento propõem que o cuidado assuma o papel de manutenção da vida no processo de envelhecimento, preservando a autonomia através dos autocuidados pelo paciente e a presença do cuidador apenas quando necessário.
Aumentam-se as enfermidades e com isso aumentam também as medicações utilizadas para reverter ou apenas amenizar os problemas de saúde da terceira idade.
- Ant
- Próx >>