Índice deste artigo:

maos-coracao-doencas

Os problemas cardíacos estão certamente entre alguns dos mais temidos pelos brasileiros, já que eles possuem uma elevada taxa de mortalidade. Por essa razão, é sempre importante buscar informações sobre como prevenir tais doenças, que mesmo sendo perigosas podem ser tratadas e prevenidas com grande eficiência.

Apesar de fugir um pouco à regra das demais doenças cardíacas pelo fato de não ser tão letal, o defeito no septo atrial também carece de cuidados. Comum em 1 a cada 1.500 nascimentos, o problema representa entre 6-10% dos defeitos congênitos do coração, possui evolução lenta e progressiva e dificilmente leva à morte sem o aparecimento de sintomas.

"Quando estamos na barriga de nossa mãe, os pulmões não funcionam. Há, portanto, um desvio do sangue no interior do coração através de um pequeno orifício localizado em uma parede, o septo atrial, que separa o lado direito do lado esquerdo. Ao nascermos, o orifício deve-se fechar em pouco tempo. O não fechamento forma o defeito do septo atrial", explica o médico cirurgião cardiovascular Josué de Castro.

Saiba um pouco mais sobre o defeito no septo atrial e tire algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema.

Publicidade