Índice deste artigo:
Até certo tempo o geriatra era visto como médico de "velhos" e por isso mesmo as pessoas resistiam a procurá-lo, parecendo que assim conseguiriam evitar a velhice. Hoje essa concepção mudou e as consultas a geriatras estão cada vez mais comuns.
A partir de que idade é recomendável procurar um geriatra?
Não existe uma idade limite para procurar um geriatra. Deve-se entender o papel do geriatra como médico. O geriatra avalia a saúde de um indivíduo além do aspecto tradicional, orientado principalmente para tratamento de doenças. Sua avaliação integra diversos aspectos que impactam diretamente no bem-estar psicossocial, como cognição, afetividade, status funcional, social e espiritual. Ele é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, pois tem conhecimento geral de cada área da medicina, trabalhando em conjunto e encaminhando os pacientes para os especialistas quando necessário. Preocupa-se, portanto, com todos os aspectos da saúde do idoso, mas de acordo com as particularidades da saúde diante do processo de envelhecimento.
Portanto, todo indivíduo que desejar ter um médico responsável pela sua saúde como um todo e que deseja envelhecer com saúde deve procurar um geriatra independente de sua idade.
- Ant
- Próx >>