Índice deste artigo:

Cuidador de idososCom o aumento da proporção de idosos e da expectativa de vida em nosso país, torna-se cada vez mais comum referir-se ao cuidador de idosos. Mas quem é esta pessoa? Qual a sua função? Por que sua atuação é tão importante? Este artigo objetiva responder a essas perguntas e discorrer sobre o tema.

Cuidador de idosos é aquela pessoa que cuida de uma pessoa idosa. Pode parecer redundante, mas é a definição mais genérica do tema. A partir dela, outras considerações serão feitas. Primeiramente faz-se necessário entender que nem todo idoso precisa de cuidador, alguns são saudáveis, ativos e independentes, e oferecer a eles um cuidador seria negativo, visto que reduziria seu nível de atividade e independência. Por outro lado, idosos podem também apresentar diferentes tipos de necessidade. Alguns, por exemplo, são independentes para se alimentar, vestir, cuidar de sua higiene pessoal, porém necessitam de acompanhamento, por exemplo, para fazer compras ou ir ao banco. Já outros são extremamente dependentes do cuidador para sobreviver: não se alimentam sozinhos, não têm condições de cuidar da própria higiene, precisam que alguém lhes dê sua medicação.

O cuidador de idosos pode ser um membro da família ou um profissional. Quando o idoso adoece e necessita dos cuidados de terceiros, por uma série de questões, é mais comum que alguém da família faça essa tarefa. A literatura na área mostra que normalmente o cuidador é uma mulher (filha, esposa, nora, irmã, sobrinha ou com outro grau de parentesco), a qual costuma assumir sozinha tarefa tão dispendiosa. Além do ônus de assumir sozinha o cuidado de uma pessoa que requer atenção e vigilância em tempo integral, se sozinha, a cuidadora anula sua própria vida, assumindo uma função sem descanso semanal, sem remuneração, sem férias ou qualquer outro benefício trabalhista.

cuidador de idosos

Publicidade