Índice deste artigo:

problemas na visão de um idosoQuais são as principais e mais graves doenças relacionadas à visão que podem surgir com o envelhecimento?

As principais e mais graves doenças que aparecem no idoso são: catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

 

Como evitá-las?

A catarata pode ser evitada com a utilização de óculos escuros que possuam proteção contra os raios ultravioleta. Também pode ser evitada, ou adiada, com o controle da diabetes, que acelera o seu processo de formação. Contudo, assim como outras doenças, a catarata é natural do envelhecimento do indivíduo e quanto maior a idade, maior a probabilidade de se desenvolver o problema. A degeneração macular relacionada à idade também pode ser prevenida com a utilização dos óculos escuros e a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e substâncias antioxidantes. Já o glaucoma não pode ser evitado. Somente as consequências do glaucoma, como a cegueira ou perda de parte da visão, podem ser evitadas com o uso contínuo de colírios ou cirurgia. Vale lembrar que a melhor forma de prevenir essas e outras doenças é a visita periódica ao oftalmologista.

 

Quais são os tratamentos existentes para essas doenças?

Para a catarata, o tratamento definitivo é a cirurgia. A DMRI pode ser tratada com vitaminas antioxidantes em sua fase inicial e com a injeção de um medicamento dentro do olho em suas fases mais avançadas. O controle do glaucoma se faz com a administração de colírios e com cirurgia, caso os primeiros não consigam controlar a doença.

Publicidade