Índice deste artigo:

Música na terceira idadeUma pesquisa publicada no periódico de notícias sobre medicina Archives of Internal Medicine mostrou que um programa de atividade física para idosos baseado em ritmos musicais melhora a marcha, o equilíbrio e ainda reduz o risco de quedas.

Pesquisadores estudaram cerca de 130 idosos suíços com mais de 65 anos e algum grau de risco de queda definido pelo exame clínico ou por história pregressa de queda. Metade dos voluntários foi submetida a um programa de atividade física que consistia em sessões semanais de uma hora ao ritmo de improvisação ao piano com exercícios que promoviam ações cognitivas e de movimento simultâneas, com desafios do equilíbrio e manipulação de objetos como bolas e instrumentos musicais de percussão.

O programa tinha a duração de seis meses e, após esse período, os voluntários eram orientados a voltar às suas atividades habituais. Um segundo grupo de voluntários iniciava o mesmo programa após o encerramento das atividades do primeiro grupo. Ambos os grupos eram avaliados no início do estudo e após 6 e 12 meses. Os resultados revelaram que o programa promoveu a melhora do desempenho da marcha e do equilíbrio e ainda reduziu o risco de queda em 54%, efeitos que persistiram por seis meses após sua interrupção.

Publicidade