Índice deste artigo:

Calçado para o idosoAs dicas para a escolha do calçado adequado podem ser gerais ou é preciso ser analisado cada caso individualmente?

Como regra geral em medicina, cada indivíduo deve ser analisado criteriosamente de modo isolado, pois na maioria das vezes somos seres humanos com características próprias que demandam cuidados individualizados.

 

Idoso pode usar sapatos “folgados”?

Como todos sabemos, os sapatos muito justos provocam dores, desconforto e muitas vezes, através do atrito mais intenso, podem originar a formação de calosidades nos pés.

 

O salto alto pode ser usado normalmente?

Apesar de ser um calçado adorado e considerado elemento fundamental no vestuário das mulheres, principalmente em situações especiais como festas, casamentos, aniversários, etc., o salto alto desloca o apoio normal dos pés, que é de 50% na parte da frente e 50% na parte de trás, para uma sobrecarga na região anterior do pé chamada de antepé de até 80% correlacionada à altura do salto. Além disso, os pés ficam estreitados na câmera anterior já sobrecarregada pelo salto alto e agora comprimida pelo chamado “bico fino”. Esse é um dos fatores desencadeantes da presença maior de joanetes nos pés femininos, alcançando a proporção de termos 7 mulheres com joanete para apenas um homem.

Publicidade