Índice deste artigo:

Musculação na terceira idadeReconhecidos como a fórmula fundamental para prevenir e solucionar condições diárias como estresse e falta de disposição, os exercícios físicos têm sido busca constante pelas pessoas da "terceira idade" - a partir dos 60 anos. Diferentemente do conceito de que fazer musculação apenas resulta em corpos vigorosos, a prática dessa modalidade vem crescendo entre as pessoas que estão nessa fase da vida, sendo ainda altamente recomendada por profissionais da saúde.

Atualmente diversos estudos científicos têm demonstrado que este tipo de treinamento é fundamental não só para a manutenção da massa magra (ossos e músculos), necessária para a realização de tarefas diárias como levantar-se de uma cadeira e subir escadas, como também contribui com os sistemas respiratório e vascular. As atividades físicas ainda impactam positivamente sobre a frequência cardíaca e pressão arterial de repouso desta população.

Na prática, a eficiência do estímulo muscular e ósseo é conquistada por meio de exercícios localizados com carga. Estudos realizados documentam não só a eficiência, mas também a segurança dos exercícios com pesos orientados para idosos, já que o fortalecimento muscular advém de uma série de exercícios desenvolvida especialmente para o aluno desta faixa etária.

Publicidade