Índice deste artigo:

homem-com-cara-de-preocupado

Novembro é considerado o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, movimento conhecido como Novembro Azul, mas, antes de falarmos sobre a prevenção, você sabe exatamente o que é a próstata?

O oncologista Dr. Ricardo Caponero explica que a próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada sob o assoalho da bexiga urinária, envolvendo a uretra, e cuja função principal é a produção do líquido seminal, que, misturado aos espermatozoides produzidos pelos testículos, forma o sêmen, líquido ejaculado durante o orgasmo masculino.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Os principais fatores de risco são a idade e a história familiar, principalmente em parentes de primeiro grau. A incidência é linearmente crescente a partir dos 45 anos de idade. Estudos em autópsia mostram que um em cada quatro homens que morreram após os 80 anos já tinha câncer de próstata (que não foi a causa da morte).

Publicidade