Índice deste artigo:

Causas e tratamentos para infertilidade do homem

O que é a infertilidade?

Considera-se infertilidade conjugal quando um casal não obtém uma gravidez após um ano de relações sexuais em frequência normal e sem o uso de qualquer método contraceptivo. Se há tentativa de conceber há mais de um ano, pode haver necessidade de assistência médica. Entretanto, se a mulher tiver mais de 30 anos de idade, recomenda-se procurar avaliação médica após 6 meses de relações sexuais sem contracepção, em vez de esperar um ano. Se a mulher apresentar ciclos menstruais irregulares ou se um dos componentes do casal souber de algum problema de fertilidade, não se deve aguardar um ano para procurar atendimento médico.

Caso haja incapacidade de obter uma gravidez, isso é muito comum. Cerca de 10 a 15% dos casais são inférteis. Durante esse período, podem ocorrer sentimentos de frustração, inveja e angústia. Assim, uma vez que haja a possibilidade de explorar as opções médicas, deve-se buscar os tratamentos que possam oferecer maior esperança de obter a gravidez tão desejada.

Um conceito importante para ser reforçado é que a unidade de atendimento é o casal e não um único paciente, tanto feminino quanto masculino. Disso resulta que: 1) o médico preferencialmente deve estar capacitado para a realização de diagnóstico e indicação terapêutica tanto para o sexo masculino quanto para o feminino; 2) o encontro de fator de infertilidade em um dos membros do casal não exclui a presença de problemas no outro; 3) como a história e os exames clínicos são, muitas vezes, insuficientes para o diagnóstico da causa da infertilidade, são necessários exames complementares para o esclarecimento do diagnóstico, pelo que é exigido familiaridade do médico com a realização, interpretação e integração de resultados dos mesmos tanto para o diagnóstico quanto para a indicação do tratamento; 4) a consciência do casal sempre presente durante todos os procedimentos obriga o médico a exercer tanto o papel técnico quanto o humano, sendo agente redutor do sofrimento proveniente das expectativas e incertezas do casal.

Assim, o casal é que é infértil e não a mulher que não engravida ou não o homem que não consegue engravidar a esposa. O casal deve procurar a assistência médica, se possível com médico especializado em reprodução humana.


Qual o período estimado para um casal ser considerado estéril?

O conceito de infertilidade conjugal foi respondido na pergunta anterior. Mas o que é válido ressaltar é que um casal fértil tem a probabilidade de gravidez em um único ciclo menstrual entre 15 e 20%; ao final de um ano a probabilidade acumulada de gravidez gira em torno de 90%; e ao final de dois anos em torno de 95%. Logo, casais que tenham relações sexuais a cada dois ou três dias sem utilizar qualquer método contraceptivo após um ano devem procurar avaliação médica, porque há maior probabilidade de haver algum fator ou alguns fatores que estejam trazendo dificuldade em obter a gravidez.

Alguns autores e profissionais da área da saúde têm abandonado a utilização do termo esterilidade, muito usado no passado. Alguns o utilizam para denominar situações extremas em que não há possibilidade de conseguir a gravidez, situação que tem sido minimizada progressivamente ao longo do tempo com o avanço técnico e do conhecimento na Medicina. 

Publicidade