homem-acima-do-peso

O termo ginecomastia surgiu do grego "mama feminina", e diz respeito ao aumento das mamas do homem. Segundo o especialista em cirurgia plástica, Dr. Leônidas Varella, elas surgem quase sempre por desequilíbrios hormonais, como o aumento de estrógenos e a diminuição de testosteronas. Ela também pode ocorrer em indivíduos obesos e que fazem uso de certos tipos de drogas, como esteroides anabolizantes, maconha, espironolactona, entre outras, mas a maior parte é dita idiopática, isto é, sem causas aparentes.

Ela pode surgir em homens de qualquer idade, mas os meninos na puberdade são os que mais sofrem com a ginecomastia. "Nessa fase em que estão mais vulneráveis às gozações, a presença da ginecomastia pode levá-los a quadros de inibição e isolamento. Muitos deixam de frequentar piscinas e praias e evitam aparecer sem camisa em público", explica o médico especialista em cirurgia plástica Varella.

Para aqueles que se sentem incomodados, uma opção é a cirurgia. Na maior parte dos casos, ela é realizada com anestesia local associada a sedação, com duração média de 1 hora, e o paciente é liberado logo após o procedimento. "Ela pode ser como uma lipoaspiração, que remove a gordura e o tecido glandular das mamas, com uma cicatriz imperceptível, ou até mesmo uma cirurgia com remoção da pele em excesso", diz o especialista. A via cirúrgica mais usada é a periareolar, ou seja, em volta da aréola.

Segundo Varella, o pós-operatório é tranquilo, sem muitas dores, e de 3 a 7 dias depois a pessoa já pode voltar a praticar exercícios físicos e ter uma vida normal.

 

 

Leônidas Varella Souza, licenciado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Título de Médico Especialista em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação do Brasil. Título de Médico Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, certificado. Licenciado em Medicina e Cirurgia, título homologado pelo Ministério da Educação e Ciência de Espanha. Título de Médico Especialista em Cirurgia Plástica e Reparadora, homologado pelo Ministério da Educação e Ciência de Espanha. Pós-graduação em Microcirurgia e Cirurgia da Mão, Bordeaux, França. Pós-graduação em Patologia Mamária, Universitat de Barcelona, Espanha. Mestrado em Patologia Mamária, Universitat de Barcelona, Espanha. Fundador e 1º presidente da Sociedad Española de Bioplastia

Publicidade