Índice deste artigo:

Exame de toque: por que deixar de lado o tabu?

É inegável que o assunto câncer de próstata é um tabu para muitos homens, principalmente no que diz respeito ao exame de toque. No entanto, a importância desse e de outros exames de diagnóstico como o PSA (antígeno prostático específico) é unânime, pois permitem a detecção de doenças da próstata em seu estágio inicial.

A próstata é uma glândula que se localiza na pelve e faz parte do sistema reprodutor masculino. Por ser uma glândula, sua função consiste em produzir secreções. A secreção prostática é ácida e corresponde a cerca de 20 a 30% do volume do líquido seminal. Sem próstata e sua secreção, o homem se torna infértil.

Entretanto, a próstata é muito mais conhecida pelos problemas que pode causar, como crescimento benigno (que pode provocar estreitamento da uretra, o canal da urina, e levar a sintomas urinários) e o câncer de próstata, que é o tumor maligno mais frequente no sexo masculino.

Segundo Marcelo Wroclawski, chefe do Departamento de Urologia do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP), a melhor maneira para convencer os homens a procurar o seu urologista e diagnosticar o problema precocemente é mostrando alguns dados. "O câncer de próstata é a neoplasia de maior incidência em homens, excluindo-se o câncer de pele não melanoma, e representa o câncer com a segunda maior taxa de mortalidade", ressalta.

No Brasil, apenas no ano de 2010, foram diagnosticados 52.350 novos casos e estima-se que essa doença tenha sido responsável por 28.660 óbitos nos Estados Unidos, só em 2008.

Publicidade