Índice deste artigo:

medicamentos para impotência sexual

Os tratamentos para disfunção erétil mais comuns disponíveis no mercado e comprovados por estudos controlados como eficientes são:

  • Psicoterapia comportamental.
  • Controlar e tratar os fatores de risco que produzem disfunção, quais sejam: praticar exercício físico, diminuir peso, dormir adequadamente – tratando apneia do sono e ronco –, abandonar fumo, álcool destilado, cocaína, crack, maconha, tratar dislipidemia (baixar colesterol, triglicerídeos, glicose), tratar doença de Peyronie, tratar alterações hormonais, diagnosticar e tratar baixa de percepção de comemorativos eróticos (o homem costuma perceber ruídos, odores, visões, etc. com caráter erótico. Estes atos são comemorativos eróticos circunstanciais e que, quando não percebidos pelo homem, sabe-se que algo está mal).
  • Tratamento da depressão.
  • Tratamento via oral utilizando-se medicamentos inibidores da fosfodiesterase 5: tadalafila, sildenafila, vardenafila, iodenafila, udenafila.
  • Farmacoterapia intracavernosa. Para os indivíduos não beneficiados com os medicamentos via oral, usar medicamento injetado no corpo cavernoso do pênis, isolado ou combinado, minutos antes da atividade sexual, obtendo-se rigidez peniana suficiente para o coito.
  • Para homens que não respondem a tratamentos via oral nem farmacoterapia intracavernosa, existe a cirurgia de implante de prótese peniana. A prótese é implantada em regime ambulatorial e pode ser maleável (o paciente dobra para baixo ou para cima quando tiver interesse em atividade sexual) ou inflável. Esta produz um resultado cosmético e funcional mais adequado, mas é cara. Da mesma maneira que se implantam hastes nos corpos cavernosos, implanta-se uma bombinha, menor do que o testículo, no interior do escroto e um reservatório ao lado da bexiga, tudo através da mesma incisão. O paciente, para obter ereção, comprime a bombinha no escroto, desviando o líquido do reservatório para o pênis, comprime por 2 segundos a parte superior da bomba escrotal e devolve o líquido para o reservatório, tornando o pênis completamente flácido.

Publicidade