Índice deste artigo:

fita-rosa-outubro

Começa nesta terça-feira (1º), em todo o Brasil, o Outubro Rosa, movimento que visa alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, reconhecido no calendário do Ministério da Saúde como o da conscientização e combate da doença, o Congresso Nacional receberá uma iluminação rosa como forma de homenagem à campanha.

Segundo os dados mais atualizados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama matou, em 2010, 12.705 mulheres. Esse é o segundo tipo de tumor mais recorrente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Com origem nos Estados Unidos, na década de 90, o nome Outubro Rosa remete à cor do laço, que simboliza a luta contra o câncer de mama. No país, o uso deste é adotado como forma de estimular a população, as empresas e as instituições públicas a participarem da campanha e conscientizar outras pessoas sobre os riscos da doença.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil como forma de campanha apenas em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). De lá em diante, o movimento passou a ser realizado anualmente por meio de ações durante o mês em todo o país.

Publicidade