Índice deste artigo:

mulher-mao-queixo

O normal seria que ela ocorresse em períodos regulares. Porém, a menstruação é um processo que nem sempre respeita o calendário regularmente e que pode alterar-se de acordo com alguns fatores. Ela também pode soar como uma espécie de "alarme falso" para as mulheres, já que o seu atraso muitas vezes já é relacionado como um sintoma de gravidez.

"Ciclo menstrual é o período que vai de uma menstruação a outra. Ela pode ocorrer em ciclos regulares de 28 em 28 dias ou irregulares, que ocorrem em períodos diferentes a cada mês. A menstruação faz parte do corpo feminino e ocorre por volta dos 11 e 12 anos de idade pela primeira vez, sendo chamada neste caso de menarca. Nos dois primeiros anos pós-menarca, é esperado que ocorram ciclos irregulares e, consequentemente, irregularidade menstrual", explica a psicóloga especialista em sexualidade humana Maria Regina Domingues.

Ainda segundo Maria Regina, o atraso menstrual nem sempre significa que a mulher esteja grávida e pode ocorrer devido a fatores físicos ou psíquicos, que podem influenciar o ciclo. Como exemplo desses fatores, existem problemas de stress, disfunção hormonal, má alimentação, anorexia e bulimia, excesso de exercícios físicos ou até mesmo outro tipo de reação desencadeada pelo corpo, que por vezes não tem mesmo nenhuma razão ou explicação aparente.

"O mais correto é sempre consultar um médico ginecologista para avaliar o que está de fato acontecendo com o seu corpo, gerando o atraso menstrual. É importante que a mulher adote o hábito de registrar o seu ciclo menstrual num calendário, isto é, o seu início, a duração e o seu término, assim poderá conhecer melhor o seu ciclo e seus períodos menstruais", orienta.

Publicidade