Índice deste artigo:

mulher-salto-excesso

O uso excessivo de salto alto pode acarretar malefícios ao corpo, principalmente às articulações dos pés, joelhos e coluna vertebral. Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, o uso do salto alto exige mudanças posturais ao pisar que modificam a base de apoio no chão.

Os pés ficam em posição de flexão plantar (ponta do pé), e, com a mudança do eixo de gravidade mais anteriorizado, a base de apoio diminui na região do calcanhar, sobrecarregando o peso na região dos dedos dos pés, podendo provocar tendinites, encurtamentos e desequilíbrios musculares, joanetes e desgaste nas pequenas articulações do pé. Essa mudança no eixo de gravidade do corpo reflete também nos joelhos, podendo provocar a condromalácia patelar, que é uma doença degenerativa. "Mas a região mais acometida com isso é a coluna vertebral, que pode apresentar problemas como hiperlordose lombar, dores, lombalgias e até hérnia de disco", diz ele.

As varizes também podem ser consequência do uso excessivo do salto alto, isso porque, quando se usa salto alto, a musculatura da "panturrilha" fica em constante contração, o que pode provocar inchaço nas pernas e formação de varizes, principalmente em mulheres que já têm essa predisposição pela genética.

Publicidade