Índice deste artigo:

Exames preventivos nas mulheres devem ir além do papanicolau e da mamografia

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero, ao lado do câncer de mama, é um dos grandes responsáveis por mortes nas mulheres. Somente em 2012, a previsão é de que nada menos do que 52 mil novos casos de câncer de colo do útero surjam, o que aumenta a importância de se fazer a prevenção. Esse cuidado, quando feito precocemente, aumenta as chances de sobrevivência e de cura.

Para explicar a importância dos cuidados com a prevenção não apenas do câncer, mas de outras doenças em mulheres, convidamos o médico ginecologista e obstetra Dr. Marcelo Steiner. E fique atento: se engana quem pensa que a atenção deve ser redobrada apenas com o papanicolau e com a mamografia.

 

Qual a importância de se fazer o exame preventivo de papanicolau, a partir de qual idade ele deve ser feito e com que frequência?

A importância do exame de citologia oncótica cervicovaginal, conhecido popularmente por exame de papanicolau ou preventivo, é fazer um diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Esse exame consiste na coleta de células do colo uterino e da vagina e sua posterior avaliação microscópica pelo patologista. Nessa avaliação podem-se identificar alterações celulares pré-neoplásicas ou mesmo alterações compatíveis com o diagnóstico de câncer. Quando essas alterações pré-neoplásicas são identificadas, o ginecologista tem a possibilidade de fazer um tratamento preventivo e evitar a evolução para o câncer de colo do útero. Dessa forma, após um ano a dois da primeira relação sexual, é recomendado que a mulher faça esse exame anualmente.

Publicidade