Índice deste artigo:

Sintomas da TPM: conheça alguns deles e saiba como amenizá-los

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) foi a denominação dada por Robert Frank, em 1931, aos sintomas que acometiam as mulheres, aumentando a tensão e provocando desconforto físico. Em 1953, Greene R. e Dalton K. propuseram a alteração do nome para Síndrome Pré-Menstrual (SPM), justificando que a tensão era apenas um dos sintomas presentes neste complexo sintomatológico.

Conhecida a origem da nomenclatura da TPM, que tal conferir algumas dicas de como amenizar os seus sintomas? Quem presta os esclarecimentos é a Dra. Maria Regina Domingues de Azevedo, psicóloga especialista em adolescência, sexualidade humana e psicologia social.

 

O que é a TPM e quais são as suas causas?

A TPM / SPM é um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e comportamentais que podem afetar a mulher (adolescente / adulta) num período de mais ou menos uma semana antes da vinda da menstruação. Esse período pode variar de 1 a 15 dias.

Apesar de já terem se passado 80 anos desde a sua descrição por Robert Frank, ainda não há consenso a respeito da sua origem. Isso se deve principalmente à impossibilidade de correlacionar um único agente causal como sendo o responsável pela vasta gama de sintomas.

Publicidade