A ação do cranberry na prevenção da infecção urinária vem sido estudada por diversos cientistas durante anos. No entanto, pessoas se perguntam se consumir essa frutinha vermelha in natura teria o mesmo efeito que ingerir cápsulas com os elementos necessários para esse fim. Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Politécnico Worcester (WPI) ajuda a responder essa pergunta.
Após pesquisas realizadas em laboratório, o resultado mostrou que o suco de cranberry é muito mais eficaz na prevenção da infecção urinária do que o extrato de proantocianidinas, os flavonóides encontrados na fruta.
“O que mostramos nessa pesquisa é que a capacidade do suco de cranberry em prevenir infecções urinárias é mais complexa do que pensávamos”, afirma Terri Camesano, professor de engenharia química da WPI e principal autor do estudo. “Por um tempo, pensava-se que as proantocianidinas causavam essa ação, mas os dados mostram que elas não são a solução do problema”, explica.
Apesar dos mecanismos de ação da fruta ainda não ser totalmente compreendida, o estudo, segundo os autores, mostra que o suco de cranberry é melhor para inibir o desenvolvimento de infecção do trato urinário do que cápsulas e extratos da fruta.