pessoas mais altas apresentam maior risco de ter câncerUm estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, constatou que mulheres mais altas têm mais chance de desenvolver câncer. De acordo com os pesquisadores, o risco da doença aumenta cerca de 16% a cada 10 centímetros de altura.

“Nós mostramos que a ligação entre altura e o aumento do risco total de câncer é semelhante em diferentes populações da Ásia, Australásia, Europa e América do Norte”, diz Dra. Jane Green, principal autor do estudo. Essa relação, segundo ele, parece ser comum entre diversos tipos de câncer e em pessoas diferentes, sugerindo que possa haver um mecanismo básico comum, que talvez aja cedo nas pessoas.

Para chegar a essa conclusão foram avaliados relatórios médicos de mais de um milhão de mulheres britânicas de meia-idade, registrados entre 1996 e 2001. Acredita-se que o risco de desenvolver câncer (de mama, ovário, útero, intestino, leucemia e melanoma maligno) esteja ligado ao aumento de estatura da população ao longo do século 20.

Apesar de ainda não estar claro como a altura interfere na doença, sugere-se que influências ambientais – como dietas e infecções na infância e níveis de hormônios de crescimento –, podem estar envolvidas.

De acordo com Dr. Green, as pessoas não podem mudar a altura delas, e ser alto, por exemplo, está associado a um risco menor de outras doenças, como as cardíacas. “A importância de nossos resultados é que eles podem nos ajudar a compreender como o câncer se desenvolve”, completa.

 

 

Fonte: Universidade de Oxford

Publicidade