Suco de cranberry e infecções urinária

Baseados em estudos, alguns médicos recomendam o consumo de suco de cranberry para a diminuição de incidência de infecções do trato urinário. Entretanto, um novo estudo publicado na edição de janeiro da revista Clinical Infectious Disease sugere o contrário.

Mulheres em idade universitária com incidência de infecção urinária foram submetidas ao consumo de cerca de 200ml de suco de cranberry ou um placebo duas vezes ao dia durante 6 meses, ou até que outra infecção urinária acontecesse, o que ocorresse primeiro. Das participantes que sofreram uma segunda infecção urinária, o grupo que bebeu suco de cranberry teve uma taxa de 20% de reincidência da doença, enquanto o grupo que bebeu placebo sofreu reincidência de apenas 14%.

“Partimos do pressuposto de que iríamos observar uma taxa de recorrência de 30% entre o grupo que ingeriu placebo. É possível que o suco de placebo, inadvertidamente, continha ingredientes ativos que reduzem o risco de infecção do trato urinário, uma vez que ambos sucos continham vitamina C”, explica a autora do estudo Betsy Foxman, PhD da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, localizada na cidade de Ann Arbor. “Outra possibilidade é que o protocolo do estudo manteve as participantes mais hidratadas, levando-as a urinar com mais frequência, diminuindo o crescimento bacteriano e reduzindo os sintomas da infecção do trato urinário”, finaliza.

 

 

Fonte: Clinical Infectious Disease

Para mais informações sobre a Clinical Infectious Disease, visite www.idsociety.org.

 

 

Publicidade