Índice deste artigo:

crianca-chorando

Enquanto as crianças choram sem parar de um lado, os pais ficam com o coração na mão do outro lado do portão da escola. Os primeiros dias de aula quase sempre são assim: delicados para pais e filhos.

Para os filhos porque têm que enfrentar situações novas: separar-se dos pais, adaptar-se ao ambiente escolar e às exigências do processo educacional.

E para os pais porque nem sempre estão convencidos de sua decisão de colocar seus pequenos na escola. Será que ele vai se acostumar? Será que vai ficar traumatizado por ficar sozinho tão cedo? Será que essa é a melhor escola?

O que eles não sabem é que essas ansiedades e dúvidas estão diretamente relacionadas com a dificuldade de adaptação da criança.

Por este motivo é imprescindível que, quando a criança for entrar na escola, todos estejam convencidos de que essa é a melhor decisão.

Racionalmente, não há dúvidas: o ingresso na escola é sempre positivo.

É graças à escola e às atividades que exigem que a criança se acostume a esperar sua vez, divida os brinquedos, sente-se na hora que pedem, evite o que é proibido e expresse o que pensa que ela aprende a respeitar regras e limites e exercer suas habilidades sociais e emocionais, tornando-se mais segura e independente.

Publicidade