Índice deste artigo:

papai-noel

A grande maioria dos pais, se não todos, já ouviu de seu filho ou de alguma outra criança a pergunta "Papei Noel existe?" e, provavelmente, sentiu-se em pânico para responder.

O momento não é fácil porque quase sempre os adultos sentem-se culpados por acabar com a ilusão infantil, com o brilho no olhar da criança ao ver o Papai Noel num shopping center todo final de ano. Além disso, têm medo de causar decepção e serem vistos como "mentirosos".

No entanto, a questão é muito mais simples do que parece.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que incentivar a crença no Papai Noel não tem nada de errado. A figura do velhinho é um mito e, sendo assim, é muito importante para o desenvolvimento da criatividade.

Se seu filho for ainda mais longe e quiser escrever cartinhas para o Papai Noel, entre na brincadeira, pois, assim como os contos de fadas, esse tipo de crença favorece o que a criança tem de mais delicioso: a imaginação.

Porém, se a família for muito cética em relação a esse tipo de fantasia, a história pode soar artificial e a criança vai perceber que não é verdade.

Publicidade