Índice deste artigo:

crianca-mao-ouvido

O Dia das Crianças, comemorado no último dia 12, é uma data emblemática para alertar pais e cuidadores sobre a importância da saúde da voz e da audição infantil. Quando diagnosticado e tratado precocemente, esse tipo de problema pode ser amenizado ou até mesmo curado, o que justifica a necessidade de informação sobre o assunto.

"O choro é a primeira forma de comunicação de qualquer ser humano. Através dele, as mães são capazes de perceber se seu filho está com fome, com dor ou se algo não está legal. Por isso, é preciso estar atento à saúde da voz e à audição do seu pequeno desde a gestação. Esse é um campo em que a fonoaudiologia tem trabalhado intensamente para garantir a prevenção e, se necessário, o tratamento mais adequado para as crianças desde o nascimento", afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan.

No que diz respeito à perda auditiva, as crianças podem sofrer com diferentes tipos dela e que podem ocorrer tanto por intercorrências durante a gestação como após ela. Segundo a Coordenadora do Departamento de Audição da SBFa, a fonoaudióloga Dóris Lewis, as perdas auditivas pré-natais acontecem devido a infecções congênitas, como a rubéola materna, herpes, sífilis e outras, além da hereditariedade.

"Crianças nascidas prematuras e que permanecem na UTI Neonatal têm um risco maior de serem acometidas por algum grau de perda auditiva", ressalta a especialista.

Publicidade