Índice deste artigo:

adolescente-triste-voz

adolescência é um período marcado por grandes transformações. Durante essa fase da vida, as mudanças podem ser físicas, como o crescimento de pelos e o desenvolvimento de órgãos, ou até mesmo psicológicas, que são inerentes à idade. A muda vocal é um grande exemplo dessas alterações.

Com a chegada da adolescência, muitos pais podem notar mudanças de comportamento e fazer alguns questionamentos. Por que razão meu filho(a) está falando tão pouco e de forma tão precária? Falar pouco com os pais, falar mais para dentro do que para fora, falar com a boca mais fechada ou com a cabeça baixa, dando respostas curtas, e às vezes nem respondendo. Isso é normal?

De acordo com a fonoaudióloga Irene Marchesan, esses comportamentos são comuns. "São reações normais. Geralmente, com o amadurecimento e novas responsabilidades, como ingressar no mercado de trabalho ou em uma universidade, o jovem volta a se comunicar normalmente", explica.

Segundo uma recente pesquisa brasileira, quanto maior a alteração vocal do adolescente, maior é o impacto na sua qualidade de vida. Outro estudo realizado observou aspectos do impacto da personalidade na voz, como é o caso da timidez, que influencia a forma como o adolescente percebe sua qualidade de vida em voz, quanto aos aspectos socioemocionais.

"A muda vocal é apenas um aspecto das alterações que ocorrem nessa fase. Essa é decorrente da ação de novos níveis hormonais que culminam na transformação de uma laringe infantil para a adulta. Em ambos os sexos, a laringe é praticamente igual até a puberdade, mas nesse período ocorre um crescimento evidente, mais acentuado nos meninos. Durante essa fase, o tom da voz masculina baixa uma oitava, fato que ocorre em torno dos 13 aos 17 anos e, na mulher, entre 9 e 14 anos, com menos modificações e impactos", explica a fonoaudióloga Anna Alice Almeida.

Publicidade