Índice deste artigo:

lancheira saudável

Como as crianças deveriam se alimentar no período escolar?

O período escolar atualmente divide-se em 3 possibilidades: período integral, em que as crianças permanecem na escola no período da manhã e no período da tarde e devem receber 5 refeições: café-da-manhã, lanche da manhã ou horário da fruta, almoço, lanche da tarde e jantar ou horário da sopa; período intermediário, que é meio período da manhã mais meio período da tarde, em que as crianças devem receber 3 refeições: lanche da manhã ou horário da fruta, almoço e lanche da tarde; e meio período, em que as crianças devem receber apenas uma refeição: o lanche da tarde, e os pais podem optar pelo jantar ou horário da sopa como um complemento ou uma facilidade.

Café-da-manhã: deve ser composto por leite, suco ou chá e um bolo simples (sem recheio), sanduíche quente e bolacha sem recheio.

Lanche da manhã: pode ser uma fruta, uma vitamina ou um mingau.

Almoço: deve conter uma porção de arroz ou macarrão, uma porção de carne, uma porção de legumes cozidos e uma porção de salada.

Lanche da tarde: um suco e uma torta salgada, ou sanduíche frio ou cereais com iogurte.

Jantar: uma sopa com macarrão e carne ou de legumes, sopa de feijão.

 

Se houver dois intervalos na escola, a criança deverá se alimentar nos dois períodos?

A criança precisa de no mínimo 5 refeições diárias, completas em quantidade e qualidade, não devendo ultrapassar 3 horas após a última refeição. Por exemplo, se a criança ficar na escola 6 horas, deverá ter 2 refeições.

Publicidade