Índice deste artigo:

Febre na criança

O que é febre?

Febre é a elevação anormal da temperatura corpórea como parte de uma resposta a uma série de agravos. Nós, humanos, somos homeotérmicos. Dessa forma, temos a capacidade de manter a nossa temperatura corpórea, mesmo com variações da temperatura ambiente, dentro de certos limites. Portanto, a regulação da nossa temperatura é feita por mecanismos de perda e ganho de calor, que são controlados pelo nosso sistema nervoso.

 

Quais as causas?

Na criança as causas mais comuns de febre são as doenças infecciosas. Na maioria das vezes são doenças benignas e autolimitadas. Entretanto, a febre pode indicar uma doença mais grave. Quando a criança tem febre é muito importante avaliar o seu aspecto geral e a sua atividade, principalmente quando está sem febre. Uma criança com febre, que esteja ativa, brincando e sorrindo, geralmente não está com uma doença grave.

 

Quais os sintomas?

Quando a temperatura está subindo a criança sente frio, apresenta as mãos e os pés frios, pode ter tremores e procura agasalhar-se. Nesse momento o organismo está ganhando calor para aumentar a temperatura.

Quando a temperatura está baixando (espontaneamente ou pelo uso de algum antitérmico) inicia-se o processo de perda de calor e nesse momento a criança apresenta as mãos e os pés quentes, tem sudorese, transpira e procura reduzir o vestuário.

Publicidade