Índice deste artigo:

crianças-com-pirulitos-na mão

O diabetes mellitus (DM) tipo 1 é uma das principais doenças crônicas da infância, juntamente com a asma e o câncer infantil. A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima o surgimento de 70 000 casos novos de diabetes em crianças menores de 14 anos por ano no mundo moderno. A doença caracteriza-se pela deficiência grave de insulina, com risco aumentado para a descompensação metabólica grave, que é a cetoacidose diabética.

Enquanto o DM tipo 1 é recorrente em crianças, o tipo 2 corresponde à forma mais prevalente de diabetes no mundo, sendo mais frequentemente diagnosticada após os 40 anos de idade. No entanto, com o avanço da obesidade no mundo, especificamente entre as crianças, esse panorama parece ter se alterado um pouco.

"Recentemente, acompanhando o aumento da prevalência da obesidade infantil, tem-se observado aumento do número de casos de DM tipo 2 no jovem, principalmente adolescentes procedentes de certos grupos populacionais da América do Norte e do Pacífico", analisa a endocrinologista pediátrica Thais Della Manna.

Assim como em outras doenças, o diabetes mellitus possui particularidades quando se manifesta em crianças e o seu tratamento deve ser individualizado. Conheça mais sobre a manifestação da doença nessa faixa etária, a aplicação de insulinas e como deve ser a dieta nesses casos, com as dicas e informações da Dra. Thais.

Publicidade