Índice deste artigo:

crianca-olhando-seria

A recente passagem pelo Dia das Crianças nos traz lembranças de uma data cheia de alegria e, é claro, presentes para os "pequeninos". Porém, o recente 12 de outubro também é um momento oportuno para a reflexão sobre os casos de abuso e violência cometidos contra o público infantil, já que estes estão presentes quase diariamente nos noticiários do país.

Desde a psicanálise de Sigmund Freud, sabemos que os acontecimentos da infância influenciam a vida das pessoas, mesmo que não seja possível saber antecipadamente como determinada situação influenciará especificamente a vida de alguém. Para a psicóloga Leila Maria Amaral, cada caso deve ser visto em sua dimensão particular e única.

"Nas situações tidas como de violência, há de se levar em conta fatores como o contexto em que ocorrem, os recursos de cada um para lidar com os fatos, o nível de envolvimento da criança e do adulto e a interdependência da criança com o autor da agressão, dentre outros. Os interesses de todos os envolvidos estão em jogo e devem ser considerados", analisa Leila.

Ainda segundo a psicóloga, a influência de determinada situação de agressão na vida de uma criança só poderá ser analisada a partir de seus efeitos, se houver. Fora isso, tudo não passa de mera especulação ou projeção.

Confira a entrevista completa com Leila Maria Amaral e saiba um pouco mais sobre a violência infantil, suas consequências e como o trauma pode ser lidado.

Publicidade